Junho Vermelho: campanha de conscientização contribui com o estoque de sangue no inverno

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número ideal de doadores de sangue por país é de 3% a 5% da população, mas, segundo o Ministério da Saúde, atualmente 1,8% dos brasileiros é doador regular, portanto, o Brasil ainda está distante de bater esta meta.
Se o país já enfrenta dificuldades para manter este índice estável, o fluxo de doações cai ainda mais durante o inverno quando comparado a outras épocas do ano, o que gera a necessidade de criar iniciativas para estimular a doação e tirar os bancos de sangue do vermelho.
Logo, com o intuito de reforçar os bancos de sangue neste período, institui-se no Brasil o movimento “Junho Vermelho” em que inúmeras instituições se mobilizam para conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue e incentivar a contribuição voluntária.
De acordo com dados da Fundação Pró-Sangue, os estoques costumam operar com cerca de 35% da capacidade ideal e, no último balanço realizado pela fundação, em maio de 2018, o nível de tipo sanguíneo O+ encontrava-se em estado crítico, por isso, sua ajuda é sempre bem-vinda.
Contribua com esta causa nobre
Para doar, o voluntário deve estar em boa condição física, bem alimentado, pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e comparecer ao posto de coleta mais próximo portando um documento com foto recente.
Das recomendações gerais, é aconselhavel evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e evitar bebidas alcoólicas ao menos por 12 horas antes da coleta. Gripes e resfriados também estão entre outras eventualidades que podem ser identificadas durante a entrevista de triagem no momento da doação.
Existem inúmeros postos de coleta nas diversas regiões do país. São os Hemocentros, órgãos dedicados exclusivamente à coleta de sangue ou os Hemonúcloes, postos de coleta agregados a hospitais. Para encontrar a relação de alguns dos principais endereços da Região Metropolitana de São Paulo consulte o site da Fundação Pró-Sangue – www.prosangue.sp.gov.br/hemocentros/Default.html.
Você também pode utilizar o Facebook para se cadastrar como doador de sangue e receber uma notificação quando sua ajuda for necessária nas imediações. Para se candidatar através da rede social acesse: www.facebook.com/donateblood.
Doe sangue, doe vida.

Solicite um orçamento
Chat